“Escola do Legislativo” recebe a visita de alunos da PEI E.E. "Dr. Cândido Rodrigues"

Na manhã de terça-feira, 16, o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” recebeu a visita de cerca de 70 alunos do Ensino Fundamental II, da PEI E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara Municipal, a rotina de trabalho dos servidores, bem como se aprofundarem nos temas “Direito” e “Direito e Cidadania”, cujas abordagens estão sendo realizadas por meio de eletivas na escola.
Os alunos foram recebidos pelo diretor geral e pelo diretor executivo do Programa, vereador professor Rafael Kocian e Matheus Schiavon, respectivamente, e também conversaram com um dos Procuradores Jurídicos da Casa de Leis, Dr. Gabriel Pereira Lima, que contou um pouco das atividades da Procuradoria, cujas ações se dividem entre ele e o Dr. Nelson Crispim Nésio, também Procurador da Câmara.
“O Dr. Nelson é o Procurador Parlamentar, com atuação direta com os vereadores, elaboração e correção de Projetos de Lei e eu desenvolvo as atividades administrativas, sendo encarregado da regularidade dos contratos da Câmara, de todas as compras, licitações, as quais são equiparadas a um concurso, uma espécie de ‘competição’ entre empresas, em que a mais vantajosa, dentro da realidade do contrato, do serviço ou do bem material a ser adquirido pelo órgão, vence, seja pela melhor técnica, melhor qualidade, melhor preço ou todo esse conjunto”, explicou Dr. Gabriel.
Após, os alunos conheceram o Plenário e foram recebidos pela presidente, vereador Lúcia Libânio, que conversou com os estudantes sobre a importante missão do vereador, suas atribuições não apenas na Câmara, mas perante à sociedade, aos eleitores que os elegeram, observando que é essencial e necessário que os estudantes conheçam a política, se interessem e participem dela, pois num futuro próximo serão eles a ocuparem as cadeiras de vereadores, e para isso é preciso se prepararem.
“Recebe-los aqui é sempre uma honra. Poder passar um pouco de nossas experiências na vereança também é uma forma de estimula-los a estarem aqui, ocupando este Plenário, futuramente”, afirmou a presidente.
Já Kocian e Matheus explicaram um pouco sobre as funções do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, complementando as informações passadas por Lúcia, com ênfase na elaboração de Projetos de Lei, detalhando seus trâmites até a votação entre os edis.
“É muito interessante essa questão das eletivas, onde os alunos podem escolher um tema a ser explorado, assim como estão explorando o Direito e o Direito à Cidadania. A Câmara sempre estará de portas abertas e colaborando com esse tipo de abordagem, com as ricas trocas de informações, experiências e conhecimentos”, conclui o vereador.